Economia global se recupera e cresce 3,7% em 2014, diz FMI

A economia mundial consolidará sua recuperação com um crescimento de 3,7% neste ano e 3,9% em 2015, impulsionada pelo avanço das economias desenvolvidas e da China, informou nesta terça-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI).

‘A atividade global e o comércio mundial se recuperaram na segunda metade de 2013′, indicou o Fundo em sua atualização do relatório de ‘Perspectivas Econômicas Globais’, no qual eleva as previsões globais em um décimo neste ano e as mantém para 2015.

No topo da lista se situa os Estados Unidos, que crescerão em 2014 2,8%, dois décimos a mais do que o antecipado, assim como a ‘forte’ subida experimentada pela China na segunda metade de 2013, país para o qual o Fundo eleva suas previsões de crescimento 7,5% em 2014, três décimos a mais do que previsto em outubro.

Como recomendações, o Fundo pede que seja evite uma retirada prematura do estímulo monetário por parte do Federal Reserve nos EUA e solicita ao Banco Central Europeu (BCE) que considere novas medidas expansivas para reforçar a recuperação.

As economias emergentes, por sua parte, seguem com um ritmo sólido de crescimento, com previsões de expansão de 5,1% para 2014 e de 5,4% para 2015, em linha com o previsto em outubro.

A maioria parece ter administrado bem o início da saída do estímulo monetário nos EUA e o ajuste da situação financeira, embora a Rússia e Brasil tiveram que rebaixar notavelmente suas previsões.


Fonte: EXAME