Grupos católicos lançam ação mundial de combate à fome

A Cáritas Brasileira e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançaram hoje em Brasília uma campanha mundial contra a fome, que está sendo articulada em diversos países pela Caritas Internationalis.

A ideia é, por meio das paróquias e outras organizações, estimular discussões sobre a realidade de cada local e levantar propostas de soluções concretas para os problemas. A campanha terá duração até dezembro de 2015.

O tema da campanha é “Uma família humana, pão e Justiça para todas as pessoas”, da qual fazem parte as 164 organizações-membros da Caritas Internationalis.

No Brasil, a avaliação da Cáritas Brasileira é que houve avanços no combate à fome por causa das políticas de transferência de renda, mas que ainda falta reduzir a desigualdade.

A campanha tem o apoio do papa Francisco, que gravou um vídeo no qual chama a fome de “escândalo mundial de um bilhão de pessoas”. “Não podemos olhar para o outro lado fingindo que o problema não existe. Os alimentos à disposição do mundo são suficientes para acabar com a fome de todas as pessoas”, disse o pontífice no vídeo divulgado na noite de segunda-feira.


Fonte: Agência Brasil