Brasil tem o pior crescimento do G20

A economia brasileira registrou o pior desempenho, entre as 20 mais relevantes economias do mundo, no período entre julho e setembro.

A compilação de dados foi feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e foi divulgada hoje. O grupo reúne países ricos e emergentes, entre os quais os europeus em crise, EUA e asiáticos, como China e Coreia do Sul.

O PIB do G20 cresceu 0,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo, já o brasileiro encolheu 0,5%. O país com melhor desempenho, na mesma comparação, foi a China (2,2%), seguido da Índia (1,9%).

A economia brasileira encolheu de julho a setembro como reflexo da queda na confiança dos empresários. Diante de juros mais elevados e crédito restrito, reduziram os investimentos em 2,2% na comparação com o segundo trimestre.

A queda levou a economia brasileira a registrar, no terceiro trimestre deste ano, a primeira retração desde o início de 2009, logo após a crise global.

Em documento divulgado à imprensa, a OCDE atribuiu o recuo brasileiro à ressaca após a forte expansão observada no segundo trimestre, de 1,8% na mesma comparação.

Outro país do grupo que registrou contração foi a França (-0,1%). A Itália ficou estagnada.
Com o resultado fraco no terceiro trimestre, analistas passaram a prever um crescimento mais moderado da economia neste ano e em 2014.


Pesquisa Focus, do Banco Central, com cerca de 100 analistas do mercado financeiro, mostrou que as projeções de crescimento em 2013 recuaram de 2,5% para 2,35%. Já as projeções de 2014 foram cortadas de 2,11% para 2,10%.

Há analistas, entretanto, prevendo que a expansão pode ficar abaixo de 2% em 2014, uma vez que o dólar mais caro e os juros mais altos tendem a manter abatida a confiança de empresários sobre o futuro da economia.

Fonte: Folhaprees