Raúl Castro e Lula percorreram instalações portuárias em Havana



"ESTA é a obra mais complexa que se tem iniciado em Cuba", comentou o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante um percurso pelas áreas das instalações do porto de Mariel, na quarta-feira, 30 de janeiro, chamadas a converter-se na principal porta de entrada e saída do comércio exterior cubano.

Segundo explicou o diretor-geral da empresa DIP-Mariel, Osvaldo Bravo, este projeto de investimentos é o início da Primeira Zona Especial de Desenvolvimento do país — com 465 quilômetros quadrados, aproximadamente — em resposta à política traçada pelo 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. A concretização desta obra permitirá incrementar as exportações, a substituição efetiva das importações, o desenvolvimento de projetos de alta tecnologia e outros, todo o qual vai contribuir, de maneira significativa, para a criação de novas fontes de emprego.

Ao comentar sobre o avanço de alguns objetos de obras, referiu que o futuro terminal de contêineres constitui o centro a partir do qual se vai desenvolver a Zona Especial de Desenvolvimento Mariel e estará ligado a diferentes áreas de desenvolvimento e indústrias que se projetem na zona, tudo isso através duma infraestrutura rodoviária, ferroviária e de comunicações de altas prestações.

Também lembrou que a ampliação do Canal de Panamá, no ano 2015 significará um novo cenário para o comércio marítimo na Bacia do Caribe, onde se incrementará o uso de navios Post Panamax. Por tal motivo, com o aumento do calado dos navios que poderão aceder a este porto, vai melhorar consideravelmente seu nível operacional.

Por outra parte, o presidente brasileiro da AEI Quality-COI, Mauro Huber falou acerca da execução do cronograma, as ações de dragagem, bem como o desenvolvimento de infraestruturas para o transporte, condutoras de água, eletricidade e outros aspectos.

Afirmou que, neste ano, começará a funcionar uma parte das instalações, incluídos os primeiros 700m de cais, ao tempo que continuarão as obras de construção.
Ao concluir as explicações, o general-de-exército comentou a Lula acerca da importância estratégica deste porto, não só para Cuba, mas também para toda a região. Também fez referência ao desenvolvimento de investimentos do país e a outros elementos da atualização do modelo econômico cubano.

Posteriormente, cada um deles recebeu um álbum fotográfico que reúne diferentes momentos do projeto de Mariel, catalogado como um exemplo de colaboração, uma obra de esperança e futuro que contribui para a integração latino-americana e caribenha.
A seguir, foram até as imediações do cais, onde Raúl explicou a Lula outros detalhes do projeto e tiveram um intercâmbio ameno.

Pouco antes de partir, o ex-presidente brasileiro conversou com a imprensa, comentando algumas de suas impressões sobre esta visita, considerando que a obra avança de maneira extraordinária. "Sonho com que este porto possa contribuir para o desenvolvimento de Cuba, sobretudo na concretização duma importante zona industrial", expressou.

Retirada do site www.granma.co.cu