Volta de chuva em Petrolina enche os agricultores de esperança

Depois de dois anos convivendo com uma paisagem seca, os agricultores de Petrolina, em Pernambuco, voltaram a enxergar o verde.


Choveu bem no fim do ano passado e as pastagens rebrotaram. Deu até para plantar o feijão, cultura que muita gente abandonou por falta de água.



No povoado de Nossa Senhora de Fátima, na zona rural, o verde tomou conta da paisagem depois de dois anos de seca. As chuvas de novembro e dezembro foram significativas, 153 milímetros, bem mais do que os 62 milímetros esperados para o período.



A água da chuva  também encheu os barreiros. As cabras de José Alves Terto matam a sede à vontade e agora elas têm folhas para comer.



Em novembro do ano passado, antes das chuvas, o cenário na roça de José era de seca extrema. As cabras só comiam milho, estavam magras e fracas. Do rebanho de 60 animais, o produtor perdeu 15 e ficou dois anos sem conseguir plantar, mas agora a realidade é outra.



O agricultor conseguiu plantar feijão no final de novembro. "Estamos vendo aqui o feijão prosperar e eu tenho fé e estou feliz este ano", diz.



Depois das primeiras chuvas que serviram para plantar, a expectativa do sertanejo agora é que chova ainda mais.

(G1.COM)