Turismo em PE deve crescer mais que a média nacional em 2013

O setor de turismo em Pernambuco deve crescer 7,8% em 2013 com relação ao ano anterior. A estimativa é da Secretaria de Turismo do estado e tem como base o grande número de visitantes que desembarcaram até setembro: mais de cinco milhões de pessoas, contra 4,7 milhões em 2012. No Brasil, o crescimento do setor deve ser de 5% em 2013.

O estado também se destacou no que diz respeito à quantidade de turistas estrangeiros. Houve um aumento de 29,5% no fluxo desse tipo de visitante, enquanto no resto do país houve uma queda de 9,5%. O número deve aumentar, pois os meses de outubro, novembro e dezembro ainda não foram incluídos nos dados.

Além da beleza natural e dos monumentos históricos do estado, o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, comemora o desempenho do setor e enumera dois motivos para a crescente visitação estrangeira ao estado. “O principal é o aumento da facilidade de voos internacionais para o Recife. E o outro é a pluralidade que nós oferecemos. Nós temos consolidado um turismo de negócios, um turismo de compras, de saúde”, explicou Feitosa.

Apesar dos dados, de acordo a Secretaria de Turismo de Pernambuco, 90% dos visitantes que chegam ao estado vêm do próprio Brasil. Desse número, a maioria vem das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, principalmente do estado de São Paulo.

É o caso da professora Ane Monteiro, que decidiu visitar a cidade de Olinda na companhia do marido no primeiro dia de 2014. “Não poderia deixar de me dar esse presente de saudar a [Igreja da] Sé em Olinda, que é uma tranquilidade para o primeiro dia do ano”, contou.


Fonte: G1 Pernambuco