Chuvas deverão ficar dentro do normal ou abaixo da média nos próximos 3 meses

TEMPO
A III Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste ocorreu em Cachoeira Paulista, São Paulo, no dia 17 de janeiro de 2014, e em Fortaleza, Ceará. Nessa reunião foram analisadas as condições regionais da pluviometria ocorrida nos meses anteriores e os campos globais dos oceanos e atmosfera do mês de dezembro e primeira quinzena de janeiro de 2014, bem como os resultados de modelos numéricos de previsão climática para o trimestre de fevereiro a abril de 2014. De acordo com a configuração da atmosfera, a previsão é que as chuvas acumuladas no próximo trimestre deverão ficar entre normal a abaixo da média.

Aspectos Globais do ClimaAs anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM) em dezembro de 2014 mostraram permanência de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial, e a permanência de águas mais aquecidas no Atlântico Tropical Norte. Os modelos de previsão indicam um leve aquecimento na região do Pacífico, ainda assim permanece dentro da faixa de neutralidade. A parte tropical sul do oceano Atlântico apresentou valores na normalidade, impulsionando a ocorrência de chuvas na faixa leste. A tendência é que esta região permaneça com condições neutras, o que indica a probabilidade de chuvas próximas a abaixo da média.

PREVISÕES - As previsões para o período de fevereiro a abril de 2014, para o estado de Pernambuco, devem ser de chuvas entre a categoria normal a abaixo da climatologia, ou seja, as precipitações que tendem a ocorrer no Semiárido devem ficar um pouco abaixo do esperado para o período. A média climatológica das chuvas no sertão para o período é entre 300 a 600 mm, 300 mm para o Agreste e de 400 mm para a Zona da Mata e Litoral. Observa-se que fevereiro corresponde ao primeiro mês do ciclo de maior acumulo de precipitação, enquanto março é o mês mais chuvoso dos Sertões.