Recife terá ônibus especial para deslocamento no réveillon

Um esquema especial de mobilidade para o último dia do ano foi montado pela Prefeitura do Recife, para quem for passar a virada na orla da praia de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Pontos provisórios de táxi, um corredor exclusivo e o Expresso Réveillon vão ser implantados no dia da celebração.

O expresso funcionará como o Expresso da Folia, linha de ônibus especial que circula do Carnaval. Serão doze ônibus saindo dos shoppings Recife e RioMar, levando os usuários até a Avenida Conselheiro Aguiar, em um corredor exclusivo de 3,5 quilômetros. A faixa fica na Conselheiro Aguiar, da Rua Bruno Veloso até a Avenida Herculano Bandeira, no Pina.

A linha de ônibus foi idealizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em parceria com a empresa Borborema e os shoppings onde passarão as linhas. Para voltar, os usuários têm três opções de parada: número 3553, próximo a Loja Americana Express, 3217, na Galeria Porta do Sol e a 85, no Bar Socaldinho, todas na Avenida Conselheiro Aguiar. Esses pontos também são onde o coletivo para para o desembarque de passageiros.

“Os ônibus serão mais uma opção para as pessoas irem ao evento e, assim, poderão reduzir o engarrafamento. A implantação dos pontos de táxis provisórios também vai auxiliar o deslocamento por toda a Zona Sul”, disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A passagem do Expresso Réveillon custará R$ 6, com direito a ida e volta. Pulseiras de identificação serão dadas aos usuários e, apresentando a mesma na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa simples de cada estabelecimento. Os ônibus irão operar das 20h do dia 31 às 5h do dia 1º de janeiro.

As pessoas que precisarem de táxi no dia da festa contarão com uma frota ampliada em 50%, com veículos de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço circulando. Os táxis também poderão utilizar o corredor exclusivo.

Os novos pontos estarão localizados na na Praça Cidade do Porto (entre as avenidas Conselheiro Aguiar e Engenheiro Domingos Ferreira), em frente ao Clinical Center (na Avenida Domingos Ferreira) e na Avenida Boa Viagem (um nas imediações da Rua Tomé Gibson e outro na altura da Rua Padre Bernardino Pessoa), além dos shopping Recife e RioMar.


Fonte: JC Online