Mais quente que o normal, verão começa na tarde deste sábado no Brasil

A estação das fortes chuvas e dos altas temperaturas começa neste sábado (21) no hemisfério sul. No Brasil, o início do verão será às 15h11, no horário de Brasília. Segundo a agência Climatempo, a estação deve ser marcada por temperaturas mais altas que a média e por chuvas irregulares. A expectativa é de pouca chuva apenas no leste nordestino.

Segundo dados da Climatempo, a neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña durante esta estação continua. Por isso, é esperado chuva irregular e calor acima do normal.
Durante a estação, o fluxo de ar quente e úmido da Amazônia desce em direção ao Brasil Central e chega ao Sudeste, bem como a parte do Sul e do Nordeste. O pico da chuva ocorre em janeiro, em quase todas essas áreas.

De acordo com os meteorologistas, a situação do oceano também está completamente favorável à ocorrência da chuva em todas as regiões, já que não existe nenhum bloqueio oceânico. Em relação ao ano passado, a chuva será mais abundante e não fará tanto calor quanto em 2012/13.

Este dim de ano deve ser de chuva irregular e mais calor do que o normal. A chuva fica concentrada sobre o Sul e o Nordeste. Na maior parte do Brasil fará mais calor do que o normal, mas as médias ficarão abaixo do ano passado. O Natal e o Réveillon podem ser com chuva no Sudeste.

Fonte: Último Segundo