Com queda de 15%, Bovespa tem pior desempenho no mundo

Levantamento do analista Jason Vieira, diretor-geral do Portal MoneYou, destaca a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) como a de pior desempenho de 2013 entre as bolsas mundiais. Neste ano, de acordo com o ranking, o principal índice da bolsa nacional, o Ibovespa, teve o pior desempenho entre 48 países, e acumulou queda de 15,82%, enquanto no ano passado cresceu 7,4%.

Para Vieira, que aponta o Ibovespa como o “pesadelo dos investidores no Brasil e no exterior”, entre os motivos para o mau desempenho estariam o tombo das ações do grupo de Eike Batista, o desempenho do PIB e os juros altos.

“Apesar do desempenho do mercado de trabalho com baixo desemprego, o PIB tem desapontado a cada divulgação. Não existem reduções de IPI suficientes para impulsionar a economia em estado de ‘bolha’ e, além disso, a alta da inflação no meio deste ano, junto com os protestos pelo país, afundou a confiança na economia”, comentou.

Depois do Brasil, os países com piores resultados de acordo com levantamento de Vieira são a bolsa do Chile (IGPA), com queda de 13,72%, da Turquia (XU100), com decréscimo de 11,94%, e da Colômbia (IGBC), que sofreu perda de 10,63%. As bolsas com melhores resultados no ano foram a da Venezuela (IBVC), com 485,70%, e da Argentina (Merval), com 92,48%. Os dois países, no entanto, para o diretor-geral, não deveriam ser considerados “pelo estado péssimo de ambos os países”.

Fonte: Terra