Yane Marques terá um museu no sertão pernambucano

Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres, Yane Marques, terá um museu em sua cidade natal, Afogados da Ingazeira, localizada no Sertão de Pernambuco. O anúncio foi feito neste sábado, em homenagem ,após as disputas pela Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, no Rio de Janeiro, informa o Portal Terra.

A medalha de bronze conquistada na capital inglesa foi a primeira de uma pentatleta latino-americana. Embora não tenha ficado no pódio na Copa do Mundo, Yane se mantém na vice-liderança do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

A primeira peça do museu que será construindo em Afogados da Ingazeira será justamente a homenagem recebida pela pernambucana nesta sábado, entregue pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Yane Marques não foi a única homenageada. A norte-americana naturalizada brasileira Samantha Harvey comemorou os dez anos do primeiro ouro em Jogos Pan-americanos, na disputa de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003.

Na final da Copa do Mundo de pentatlo, a melhor brasileira foi Priscila Oliveira, com a 11ª posição. A veterana Yane Marques finalizou em 13º.

Elba Galindo