Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres, Yane Marques, terá um museu em sua cidade natal, Afogados da Ingazeira, localizada no Sertão de Pernambuco. O anúncio foi feito neste sábado, em homenagem ,após as disputas pela Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, no Rio de Janeiro, informa o Portal Terra.
A medalha de bronze conquistada na capital inglesa foi a primeira de uma pentatleta latino-americana. Embora não tenha ficado no pódio na Copa do Mundo, Yane se mantém na vice-liderança do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).
A primeira peça do museu que será construindo em Afogados da Ingazeira será justamente a homenagem recebida pela pernambucana nesta sábado, entregue pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
Yane Marques não foi a única homenageada. A norte-americana naturalizada brasileira Samantha Harvey comemorou os dez anos do primeiro ouro em Jogos Pan-americanos, na disputa de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003.
Na final da Copa do Mundo de pentatlo, a melhor brasileira foi Priscila Oliveira, com a 11ª posição. A veterana Yane Marques finalizou em 13º.
Elba Galindo