Levando em conta o índice de registros de notificações (casos sem confirmação, apenas de suspeita da doença), entre um ano e outro, a queda é de 87,16%. Para o gerente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Serra Talhada, Aron Araújo, os números são dignos de comemoração.
“Porque essa queda no índice de casos confirmados e notificados representa o resultado de um novo modelo de trabalho que implantamos no núcleo de vigilância e que deu certo”, justifica. Aron Araújo explica que a nova metodologia aplicada inclui acompanhamento de todos os casos suspeitos desde o momento em que o paciente é receitado. Para isso, a Secretaria de Saúde aciona uma equipe diariamente para mapear os casos suspeitos de Dengue em todos os postos de saúde e hospitais da cidade.
“Quando o confirmado algum caso, nós enviamos uma força-tarefa que chamamos de ‘equipe de ataque’ para o bairro onde esse paciente mora. E começamos o trabalho de bloqueio num raio de 150 km para inutilizar ao foco do mosquito Aedes Aegypti”, conta o gerente da Vigilância em Saúde do município.
Por Nill Jùnior